02 abril, 2017

Escolhas de alimentação

Hoje venho vos falar um pouco sobre alimentação, tem sido um tema que me tem "despertado" alguma atenção. De certeza que quase todas nós temos fases em que nos sentimos sem energia, sem força...
Sou mãe de um menino de 9 anos e a minha energia sumiu... Sim... até subir um lance de escadas me fazia ficar com a língua de fora e eu tinha uma aula de zumba 2 vezes por semana...

Culpei o stress, o facto da mudança da ilha para o Continente ter sido demasiado rápida e violenta para qualquer pessoa (apenas tive 3 dias para despejar um apartamento com 120 m2). Mas não era de todo o stress, mas sim as minhas escolhas. Soube que era intolerância à lactose e glúten. Verdade seja dita que verduras, frutas e leguminosas não eram os eleitos para a minha alimentação. 

Sigo uma blogger brasileira, a minha querida Fafella, da página e canal: By Fafella e vi que ela também estava a repensar as suas escolhas alimentares devido também aos sinais que o seu corpo lhe dava.



No inicio achei radicalismo a mais, não vou ser hipócrita. Tive muitas dúvidas que uma alimentação sem carne ou peixe pudesse ser minimamente saudável. A verdade, é que culturalmente somos todos incutidos de comer carne e peixe e que é perfeitamente normal. Lembro-me que em pequena não gostava muito de comer carne ou peixe e que a minha mãe se via "grega" para eu comer. Na gravidez do M. eu enjoei por completo carne e peixe, e durante 9 meses não comi, e a verdade é que me sentia bem assim.  Nos últimos tempos, o meu próprio corpo "rejeitava" em parte comer carne e nunca sabia porquê. Leite nunca fui fã, raramente bebia e por isso abolir da minha vida foi fácil.
Estas ultimas semanas têm sido de grande reflexão, estudo e procura pela alimentação vegetariana e vegana (poderei mais tarde falar mais sobre a diferença). Tenho feito workshops e visto documentários americanos sobre o assunto e posso dizer que tudo faz sentido para mim. O meu corpo tem agradecido as mudanças que ando a fazer. Estou em transição, tenho algumas refeições em que ainda como peixe e carne (muito pouca...) Já dou por mim a lembrar-me de imagens absurdas de matadouros, e antes de comer uma coxa de frango assado, se eu pensar, fico enojada e tenho vómitos. 
É uma mudança que estou a fazer aos poucos e estou a testar receitas em casa, que estão a ser muito bem aceites!

Assim partilho convosco este pdf sobre ser vegetarianos com algumas receitas que poderão experimentar se tiverem curiosidade:


Nota: Não estou aqui para "impingir" qualquer tipo de escolha alimentar ou filosofia de vida. Apenas quero partilhar convosco o que me tem feito realmente bem. 

Beijinhos 

14 comentários:

  1. Realmente minha docura eu ha um tempo para cá ando a rejeitar a carne e a evitar, nao sei porké, mas é verdade talvez por saber do sofrimento dos bixinhos... como mas ja nao é como era... ja me inkomoda... gosteiiii do post minha docura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo como eu querida. Podemos viver sem comer carne, fazendo uma alimentação saudável como todos os nutrientes que precisamos. Infelizmente ou felizmente apenas mudei quando senti dor e incomodo, mas ainda vou a tempo <3 <3

      Eliminar
  2. É sempre bom mudar um pouco a nossa alimentação , mas cada um escolhe aquilo que vai começar a comer
    adorei e gostava que partilha-ses esses receitas que andas a fazer
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo muito ctg querida! Isso é um assunto tão pessoal como a religião. Cada um sabe da sua!
      Partilho pois <3 <3
      Beijinhos linda <3 <3

      Eliminar
  3. Vamos estar de olho para acompanhar essas receitas que esperamos que partilhes! :D
    P.S.- Ainda não seguíamos o teu blogue. Perdemos-te quando mudaste... Mas já tratámos do assunto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita <3 Gosto muito do vosso trabalho. Não comento sempre mas vejo sempre os posts! Obrigada e espero que gostem de cá estar!!!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Olá Catarina <3 Obrigada querida pela tua visita <3

      Eliminar
  5. O importante mesmo é ouvirmos o nosso corpo e aprendermos a comer o que é melhor para ele e isso é mesmo muito individual! Todos somos diferentes, temos necessidades diferentes e tolerâncias diferentes aos alimentos! Fico contente por teres encontrado o tipo de alimentação que funciona para ti :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor eu não poderia dizer. É um pouco como as dietas, cada um sabe ou devia saber os alimentos que mais lhes faz bem. Obrigada pelo teu comentário e pela tua visita <3 Gostei muito.
      Beijinhos querida <3

      Eliminar
  6. O importante é estarmos bem,sentirmo-nos bem e sermos felizes ;)

    Adorei o blog, estou a seguir! Gostava muito que me seguisses também;) beijinho!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais linda! Sigo pois <3 <3 Obrigada pela tua visita! Gostei muito!

      Beijinhos <3

      Eliminar
  7. Nao imaginas o quanto este assunto me diz... acredita desde que mudei os meus habitos alimentares, sinto-me muito melhor... e por incrivel que pareca isso aconteceu desde que sai do nosso pais :)
    Faz o que o teu instinto te diz, acredita, muitas das vezes quando nos ouvimos, fazemos a escolha certa :)
    Este assunto dava mesmo pano para mangas :)
    Estou a pensar em comecar a fazer entrevistas no meu blog e pensei em ti e neste assunto hehe ;)
    Em breve falamos melhor :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Oh se dava! Paninho para muitas mangas mesmo!
      Ohhhh fiquei tão feliz por pensares em mim <3 <3 <3 Falamos pois, estou sempre disponível para esse tipo de coisas. Naquilo que eu puder ajudar diz <3
      Tamosjuntas sempre <3

      Eliminar